O que é tártaro nos dentes?

O tártaro, também chamado como cálculo dental é a placa bacteriana que se calcifica nos dentes, quando a saliva, comida e fluidos produzem acúmulos de bactérias que se aderem aos dentes, e quando não removida se mineralizam formando essa massa calcificada conhecida como tártaro dental.

A sua cor é amarelada ou marrom e por ser de aspecto poroso ele absorve mais os alimentos, aumentando assim o acumulo de bactérias. Quando se encontra calcificado somente o Cirurgião Dentista poderá fazer a sua remoção.

tártaro
Antes da limpeza
Depois da limpeza na Clínica Clinifama

O tártaro pode causar problemas de saúde?

Sim! O tártaro pode causar além de doenças bucais como gengivite e periodontite, e até acometer órgãos, pois pode desencadear um processo inflamatório. As bactérias da boca decorrentes do tártaro podem ir para corrente sanguínea e se alojar nas paredes do coração, com a possibilidade de desenvolver uma endocardite bacteriana que é uma infecção do revestimento interno do coração.

As infecções bucais podem causar piora nos casos de pessoas com diabetes, pois a inflamação demanda mais insulina no organismo, dessa forma o diabético precisará de mais hormônios. Por isso que pessoas com problemas cardíacos e diabéticos devem ter um controle rigoroso da higienização bucal, realizando uma boa escovação e indo regularmente ao dentista.

Como é feita a remoção de tártaro?

A remoção do tártaro só pode ser feita em consultório odontológico, é chamada como tartarectomia que consiste na remoção com instrumentais como curetas e ultrassom, feita nas regiões que acumulam tártaros como os espaços entre os dentes e embaixo da gengiva, se o problema já acometeu a raiz do dente é necessário realizar uma raspagem mais profunda feita por um cirurgião dentista especialista em periodontia.

Após a remoção do tártaro é realizada a lavagem dos dentes com água destilada e jato de bicarbonato de sódio, essa combinação ajuda na eliminação de placas bacterianas, evitando assim inflamações gengivais.

Depois de retirar todo tártaro e placa bacteriana, realiza-se uma escovação profissional, com escova elétrica que é disponível apenas em consultório odontológico com pedra pomes e pasta dental com flúor, que ajudará na remoção de manchas e realizará o polimento dos dentes.

O que fazer para evitar o tártaro?

Uma boa higiene bucal é uma das melhores medidas que você pode realizar para deixar seus dentes e gengiva em ordem. Dentes e gengiva saudáveis não contribuem apenas para uma boa aparência e sim para uma boa saúde bucal, é importante para o bem estar geral das pessoas. Para uma boa higiene bucal é necessário realizar cuidados diários preventivos, como:

– Escovar bem os dentes e usar o fio dental diariamente.
– Ingerir alimentos balanceados, evitar o consumo exagerado do açúcar
– Usar creme dental que contenha flúor.
– Usar enxagüante bucal com flúor, caso seu dentista recomende.
– Vá ao dentista regularmente, pois é fundamental para evitar o acumulo excessivo de tártaro.

Seguindo essas medidas, poderá diminuir significativamente o risco de desenvolvimento de cáries, gengivites e outros problemas bucais.